Simpósio da Cadeia do Frio 2019 - Evento Destacou Perspectivas Para o Sector

October 11, 2019

Francisco Moura, presidente da ABIAF e CEO da SuperFrio, apresentou dados atualizados sobre a capacidade brasileira de armazenagem frigorificada. Salientou que entre as TOP 25 empresas globais do setor, três são brasileiras, discorrendo ainda sobre os trabalhos desenvolvidos pela Associação.

Corey Rosenbusch, CEO da GCCA, trouxe informações a respeito do grande papel que os bancos de investimentos tem desempenhado na cadeia. Abordando a consolidação estrutural do segmento, destacou a primeira empresa do setor a abrir capital na bolsa de valores americana.

Anthony Leo, membro do Board da GCCA Global, e CEO da RSL Logistics, contou que serviços adicionais que anteriormente não faziam parte de suas operações possibilitaram ampliar a lucratividade. Leo, Pablo Firpo, da Friopuerto Uruguay, e Frederico Barros, da Pátria Investimentos, participaram do painel internacional, no qual foram debatidos os maiores desafios de cada região, as diferenças da realidade brasileira e importância da troca de experiências visando melhores práticas.

Cristina Souza e Eduardo Yamashita falaram sobre Tendências em Varejo e Foodservice, e trouxeram uma visão otimista sobre o crescimento da alimentação fora do lar. Destacaram a relevância do mercado de varejo e as novas tecnologias impulsionadas por grandes empresas globais, como Amazon e Alibaba.

Luciano Alves, da Marfrig, e Fernando Orsi, da BRF, contaram como se relacionam com fornecedores, os principais KPIs monitorados pelas empresas, os desafios e soluções. O painel foi liderado por Beto Braga,  da Martini Meat.

O painel sobre eficiência energética e tipos de refrigerantes teve como moderadora e patrocinadora a empresa Danfoss, representada por Edna Tavares. Contou com a participação dos especialistas Sérgio Machado de Godoy, da Mebrafe, e de Ricardo César dos Santos da Mayekawa.

Bruna Kassama, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), apresentou números atuais sobre a exportação de suínos e aves, além de explicar o processo de abertura do mercado chinês para entrepostos frigoríficos.

Alguns ‘cases’ foram relatados por Claudemir Ribeiro, da FM Approvals, certificadora de Isopaineis, que atua no mercado incentivando a gestão de riscos eficaz desses produtos.

Automação foi o tema de Roberto Tedesco, da Tedesco Sistemas de Armazenagem. Ele falou das novidades que está trazendo ao Brasil em parceira com fabricantes locais, que devem baratear o custo de instalação das tecnologias.

Além da Danfoss, Tedesco e Mayekawa, o evento também contou com o patrocínio das empresas: Senso Solution, Testo, Guntner, Assist Software e Valfilm.

As apresentações do evento estão disponíveis no seguinte link: https://www.gcca.org/resources/2019-gcca-brasil-abiaf-cold-chain-symposium